Quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

PF ouve servidores acusados de vazar de dados fiscais de familiares de ministros do STF

Brasil

PF ouve servidores acusados de vazar de dados fiscais de familiares de ministros do STF

Investigação apura quebra ilegal de sigilo fiscal de familiares de ministros do STF e impõe medidas cautelares aos investigados

PF ouve servidores acusados de vazar de dados fiscais de familiares de ministros do STF

Foto: Arquivo/PF

Por: Metro1 no dia 18 de fevereiro de 2026 às 07:19

A Polícia Federal vai ouvir servidores da Receita Federal e do Serpro suspeitos de vazamento de dados de autoridades, incluindo familiares de ministros do Supremo Tribunal Federal. Na terça-feira (17), quatro pessoas foram alvos de buscas e apreensões em São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. A apuração investiga se a quebra de sigilo fiscal foi encomendada para venda a terceiros.

A operação foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, a pedido da Procuradoria-Geral da República, no âmbito do Inquérito 4.781, conhecido como inquérito das fake news, que apura ataques coordenados contra integrantes da Corte. Segundo o STF, são investigados Luiz Antônio Martins Nunes, Luciano Pery Santos Nascimento, Ruth Machado dos Santos e Ricardo Mansano de Moraes. As investigações apontam que o sigilo fiscal de Viviane Barci de Moraes, esposa de Alexandre de Moraes, e do filho de outro ministro foi acessado sem autorização.

Além das buscas, o STF determinou medidas cautelares, como afastamento das funções públicas, uso de tornozeleira eletrônica, recolhimento domiciliar noturno e nos fins de semana, proibição de acesso aos sistemas da Receita e do Serpro, restrição de deslocamento e entrega de passaportes. A Receita Federal também deverá enviar ao STF relatório com todas as consultas ou tentativas de acesso a dados dos 10 ministros e de seus familiares. Em nota, o órgão afirmou não tolerar desvios e destacou que seus sistemas são totalmente rastreáveis, auditáveis e passíveis de punição criminal.