Segunda-feira, 19 de maio de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

"Japonês da Federal": Newton Ishii é preso em Curitiba

Brasil

"Japonês da Federal": Newton Ishii é preso em Curitiba

Conhecido como "Japonês da Federal" por conta da Operação Lava Jato, o policial federal Newton Ishii foi preso em Curitiba, no Paraná. O mandado expedido pela Vara de Execução Penal Justiça Federal de Foz do Iguaçu foi cumprido na última terça-feira (7). Ele foi conduzido para a Superintendência da Polícia Federal. [Leia mais...]

"Japonês da Federal": Newton Ishii é preso em Curitiba

Foto: Reprodução/PR Press

Por: Gabriel Nascimento no dia 08 de junho de 2016 às 10:34

Conhecido como "Japonês da Federal" por conta da Operação Lava Jato, o policial federal Newton Ishii foi preso em Curitiba, no Paraná. O mandado, expedido pela Vara de Execução Penal Justiça Federal de Foz do Iguaçu, foi cumprido na última terça-feira (7). Ele foi conduzido para a Superintendência da Polícia Federal.

O advogado do agente, Oswaldo de Mello Junior, informou que o PF foi condenado a quatro anos e dois meses, durante a Operação Sucuri, em 2003, responsável por revelar envolvimento de policias na entrada de contrabando no país. O caso tramita em segredo de Justiça. Ishii cumprirá a pena em regime semiaberto.

Na Lava Jato, o nome de Ishii já havia sido citado na gravação que levou o senador Delcídio Amaral à prisão. No diálogo registrado, o senador, o chefe de gabinete dele, Diogo Ferreira, o advogado Edson Ribeiro e o filho do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, Bernardo, buscavam um plano de fuga para Cerveró. O "japonês bonzinho", como foi chamado por Delcídio, estaria vazando informações para revistas.