Terça-feira, 12 de maio de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Anvisa apreende canetas emagrecedoras irregulares vendidas no Brasil

Brasil

Anvisa apreende canetas emagrecedoras irregulares vendidas no Brasil

Produtos tinham origem desconhecida e não possuíam autorização sanitária

Anvisa apreende canetas emagrecedoras irregulares vendidas no Brasil

Foto: Divulgação

Por: Metro1 no dia 12 de maio de 2026 às 07:34

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária determinou a apreensão de canetas emagrecedoras irregulares após identificar a comercialização de produtos sem autorização sanitária no país. A medida foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (11).

Segundo a agência, os itens não possuem registro, cadastro ou notificação junto ao órgão regulador e são produzidos por fabricante de origem desconhecida. A decisão também proíbe fabricação, venda, distribuição, propaganda, transporte, exportação e uso desses produtos em território nacional.

Entre os itens atingidos pela medida estão Ozempic Power, Mounjmax, Maxtwo + 3D Slim e Maxtwo Detox. A Anvisa informou que identificou a circulação dos produtos no mercado brasileiro com embalagens em inglês, sem autorização sanitária, procedência não comprovada e armazenados ou transportados em desacordo com as normas sanitárias do país.

A fiscalização também incluiu dois lotes irregulares do Mounjaro KwikPen. Os lotes D830169 e D830169D tiveram armazenamento, comercialização, divulgação, distribuição, transporte e utilização proibidos pela agência.

O medicamento é utilizado no tratamento de diabetes tipo 2 e obesidade, mas os lotes mencionados foram considerados irregulares pelo órgão federal de vigilância sanitária.