Sábado, 22 de agosto de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

STF retoma em setembro julgamento sobre mudanças na Lei da Ficha Limpa

Brasil

STF retoma em setembro julgamento sobre mudanças na Lei da Ficha Limpa

Análise será reiniciada no dia 11 e discute alterações que reduziram prazos de inelegibilidade

STF retoma em setembro julgamento sobre mudanças na Lei da Ficha Limpa

Foto: Agência Brasil/Antonio Cruz

Por: Metro1 no dia 22 de agosto de 2026 às 09:16

O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para 11 de setembro a retomada do julgamento que analisa as mudanças feitas pelo Congresso na Lei da Ficha Limpa. A discussão envolve alterações que flexibilizaram os prazos de inelegibilidade de políticos condenados.

O julgamento estava suspenso desde junho, quando o ministro Gilmar Mendes pediu vista do processo. Nesta sexta-feira (21), ele devolveu o caso para análise dos demais ministros.

Até o momento, Cármen Lúcia e Luiz Fux votaram contra as alterações aprovadas pelo Congresso. O processo foi apresentado pela Rede Sustentabilidade, que questiona a constitucionalidade da Lei Complementar 219/2025.

Entre as mudanças está a redução e unificação dos prazos de inelegibilidade. A legislação estabeleceu em 12 anos o período máximo de impedimento para políticos condenados em diferentes ações por improbidade administrativa.

O texto também alterou o início da contagem do prazo de oito anos de inelegibilidade. Pela nova regra, o período passa a ser contado a partir da condenação, e não após o cumprimento da pena. O STF deverá definir se essas mudanças podem ser aplicadas.