Domingo, 13 de setembro de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Dark Horse: Flávio Dino cita Mario Frias como agente central de suposto esquema com emendas

Brasil

Dark Horse: Flávio Dino cita Mario Frias como agente central de suposto esquema com emendas

Apuração da Polícia Civil de São Paulo cita possível fraude contratual, uso irregular de dinheiro público e lavagem de recursos

Dark Horse: Flávio Dino cita Mario Frias como agente central de suposto esquema com emendas

Foto: Victor Piemonte/STF | Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 13 de setembro de 2026 às 17:54

A investigação da Polícia Civil de São Paulo sobre emendas parlamentares destinadas a empresas do estado aponta o deputado federal Mario Frias (PL) como agente central de um suposto esquema de fraude contratual, emprego irregular de verbas públicas e lavagem de dinheiro.

O documento teve o sigilo derrubado neste domingo (13) pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino. Os investigadores analisaram movimentações financeiras envolvendo o deputado, o Instituto Conhecer Brasil (ICB), a empresa Complexsys e a Academia Nacional de Cultura (ANC).

Segundo as autoridades, Frias destinou emendas parlamentares ao ICB, da empresária Karina Gama, também sócia da Go Up Entertainment, responsável pelo filme Dark Horse, cinebiografia do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O instituto teria contratado empresas para serviços técnicos, mas parte do dinheiro teria sido repassada de volta à própria entidade.

Na decisão, Dino afirmou haver “fortes indícios de uma única organização criminosa” estruturada para captar, distribuir e ocultar recursos públicos. O ministro determinou ainda que a Secretaria de Segurança de São Paulo entregue à Polícia Federal todo o material extraído dos celulares dos investigados, apreendidos em junho. A assessoria de Mario Frias foi procurada e o espaço permanece aberto para manifestação. rural de Monte Negro, neste sábado (12)