Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 27 de julho de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Ministério Público vai investigar racismo contra apresentadora da TV Globo

Brasil

Ministério Público vai investigar racismo contra apresentadora da TV Globo

Os ministérios públicos (MP) dos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo tomaram posições nesta sexta-feira (3) a respeito das ofensas sofridas em rede social pela apresentadora do Jornal Nacional da Rede Globo, Maria Júlia Coutinho. [Leia mais...]

Ministério Público vai investigar racismo contra apresentadora da TV Globo

Foto: Divulgação/ TV Globo

Por: Juliana Almirante no dia 04 de julho de 2015 às 13:03

Os ministérios públicos (MP) dos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo tomaram posições nesta sexta-feira (3) a respeito das ofensas sofridas em rede social pela apresentadora do Jornal Nacional da Rede Globo, Maria Júlia Coutinho. O MP de São Paulo anunciou que foi instaurado “procedimento investigatório criminal" para apurar prática de racismo e injúria, qualificada contra a apresentadora. A medida foi instaurada pelo promotor de Justiça Criminal Christiano Jorge Santos, segundo o texto, depois de tomar conhecimento dos comentários feitos pelos internautas. O MP paulista ressalta que “caso de racismo é crime imprescritível e inafiançável. Já a injúria racial prevê pena de reclusão de um a três anos”.

No Rio de Janeiro, o MP informou, também pelo site da instituição, que sua Coordenadoria de Direitos Humanos solicitou à Promotoria de Investigação Penal que acompanhe o caso, com rigor, junto à Delegacia de Repressão a Crimes de Informática. De acordo com o MP-RJ, na quinta-feira (2), a produção do Jornal Nacional publicou uma foto da apresentadora que faz a previsão do tempo. “Desde então, diversas mensagens ofensivas e de conteúdo racista têm sido direcionadas à repórter”, diz o texto. O caso motivou apoio dos colegas do programa ao ar na noite desta sexta (3).