Brasil
MEC: Orçamento enviado ao Congresso prevê novas vagas para o Fies
O Ministério da Educação pretende dar continuidade ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), conforme divulgado nesta terça-feira (4). O projeto de lei concede crédito suplementar ao Orçamento da União em favor do MEC no valor de mais R$ 1,1 bilhão para reforço de dotações constantes da Lei Orçamentária vigente. [Leia mais...]
Foto: Suami Dias/ GOVBA
O Ministério da Educação pretende dar continuidade ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), conforme divulgado nesta terça-feira (4). De acordo com o MEC, a abertura de novas vagas em 2017 será garantida através do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA), já encaminhado ao Congresso Nacional.
A quantidade de vagas ainda não foi divulgada. "A abertura de novas vagas vêm caindo a cada ano. Em 2014, a abertura de novas vagas no Fies foi muito grande, em 2015 teve uma queda extraordinária, em 2016, uma queda maior ainda", informou o MEC.
Segundo o Ministério da Educação a atual gestão encontrou o Fies sem orçamento para o pagamento da taxa de administração dos agentes financeiros do sistema, responsáveis pela contratação e aditamentos do fundo.
O projeto de lei concede crédito suplementar ao Orçamento da União em favor do MEC no valor de mais R$ 1,1 bilhão para reforço de dotações constantes da Lei Orçamentária vigente.
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é o programa do Ministério da Educação que financia cursos superiores não gratuitos e com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.