
Brasil
Novo ensino médio deve ser implementado a partir de 2019, diz ministro
O ministro da Educação, Mendonça Filho falou, nesta quinta-feira (16), que o novo ensino médio deverá ser implementado em todo o país a partir de 2019. “Há prazos para os estados se adequarem a essa realidade. Não poderíamos exigir a implementação plena pelos estados em 2018. [Leia mais...]

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
O ministro da Educação, Mendonça Filho falou, nesta quinta-feira (16), que o novo ensino médio deverá ser implementado em todo o país a partir de 2019. “Há prazos para os estados se adequarem a essa realidade. Não poderíamos exigir a implementação plena pelos estados em 2018. Então, isso será feito com mais profundidade só em 2019”.
A reforma foi sancionado na manhã desta quinta pelo presidente Michel Temer, e entre as principais mudanças estão a flexibilização curricular, a ampliação da carga horária e a formação técnica dentro da grade do ensino médio. O próximo passo é da reformulação é implantar a BNCC.
De acordo com o ministro, o ensino médio é diferenciado em cada unidade da Federação e, por isso, a implementação da reforma será discutida com os conselhos e secretarias estaduais. “A lógica é preservar as peculiaridades e valorizar o protagonismo dos sistemas estaduais”, afirmou Mendonça. Ele disse ainda que os estados terão suporte técnico e financeiro para implementação do novo currículo e do tempo integral.
Segundo o ministro, R$ 1,5 bilhão já foram disponibilizados para este ano e o próximo para aumentar as matrículas no ensino integral
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.