Brasil
Curitibana trans é a 1ª a ser autorizada a jogar em times femininos no Brasil
A curitibana Isabelle Neris, de 25 anos, vai estrear oficialmente em um time feminino neste domingo (5) e será a primeira transsexual autorizada no país a jogar por times femininos de vôlei. A autorização para que a atleta jogasse na partida aconteceu na última quinta-feira (2). [Leia mais...]
Foto: Isabelle Neris/Arquivo pessoal
A curitibana Isabelle Neris, de 25 anos, vai estrear oficialmente em um time feminino neste domingo (5) e será a primeira transsexual autorizada no país a jogar por times femininos de vôlei. A autorização para que a atleta jogasse na partida aconteceu na última quinta-feira (2). Ela foi liberada para competir em torneios ligados à Federação Paranaense de Vôlei (FPV) e assim, compete em um torneio amador de São José dos Pinhais, na Região de Curitiba. Além da partida deste fim de semana, o time das “Voleiras”, equipe que Isabelle faz parte, já compete entre os dias 20 a 24 de março, pela Taça Curitiba.
Isabelle precisou apresentar a sua identidade social e o documento de mudança de nome civil. Além disso, a jovem teve que comprovar que o seu nível de testosterona é igual aos de outras atletas da modalidade por meio de exames hormonais.
Para conseguir a liberação, a administração do time entrou em contato com a Federação Paranaense de Vôlei depois da atleta demonstrar interesse nas competições oficiais. Até o momento não há uma regulamentação oficial, uma vez que Isabelle é a primeira mulher trans a receber essa autorização.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.