
Brasil
Justiça suspende cobrança de tarifa extra para despacho de mala em voos
?Nesta segunda-feira (13), a Justiça Federal de São Paulo suspendeu a cobrança da tarifa para bagagens em voos nacionais e internacionais. A medida já aprovada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) entraria em vigor nesta quarta-feira (14). [Leia mais...]

Foto: Agência Brasil
Nesta segunda-feira (13), a Justiça Federal de São Paulo suspendeu a cobrança da tarifa para bagagens em voos nacionais e internacionais. A medida já aprovada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) entraria em vigor nesta quarta-feira (14).
A decisão do juiz José Henrique Prescendo, da 22ª Vara Cível Federal de São Paulo, tem caráter liminar, ou seja, provisório. O texto havia sido ajuizado na última semana pelo Ministério Público Federal (MPF).
A norma aprovada pela Anac, e agora suspensa, autorizava as empresas aéreas a criarem políticas próprias de cobrança de tarifa para bagagem despachada. As regras atuais estabelecem que os passageiros podem despachar uma mala de até 23 quilos nos voos nacionais, e duas, de 32 quilos, em voos internacionais.
A ampliação do limite de peso da bagagem de mão, de cinco para 10 quilos, iten da nova resolução, não foi alterada.
O MPF entende que a nova norma contraria o Código Civil e o Código de Defesa do Consumidor.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.