Quarta-feira, 27 de maio de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Cuba cancela o envio de 710 médicos para o Brasil

Brasil

Cuba cancela o envio de 710 médicos para o Brasil

Foi cancelado por Cuba o envio de 710 médicos para o Brasil, cuja chegada estava prevista para este mês. De acordo com documento enviado ao governo brasileiro, houve o descumprimento de termos do acordo de cooperação. [Leia mais...]

Cuba cancela o envio de 710 médicos para o Brasil

Foto: Karina Zambrana /ASCOM/MS 27.09.2013

Por: Luiza Leão no dia 14 de abril de 2017 às 12:43

Foi cancelado por Cuba o envio de 710 médicos para o Brasil, cuja chegada estava prevista para este mês. De acordo com documento enviado ao governo brasileiro, houve o descumprimento de termos do acordo de cooperação. O Ministério da Saúde, no entanto, diz que poderá enviar a Cuba uma delegação brasileira para esclarecer os questionamentos do governo cubano.

Na última quinta, o Brasil recebeu a solicitação de uma reunião de representantes brasileiros e cubanos para tratar do programa Mais Médicos, através da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).

De acordo com Cuba, o cancelamento do envio foi provocado pelo aumento de ações judiciais impetradas por médicos cubanos vinculados ao programa. Além disso, houve contratações diretas pelo Ministério da Saúde, determinada por liminares. Por causa dessa situação, segundo o texto do ofício, não houve conformidade com o acordo estabelecido previamente.