Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

PF deflagra operação para investigar lavagem internacional de dinheiro

Brasil

PF deflagra operação para investigar lavagem internacional de dinheiro

Foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (26) pela Polícia Federal, a Operação Perfídia, que investiga uma organização criminosa especializada em lavagem de dinheiro internacional, blindagem patrimonial e evasão de divisas. [Leia mais...]

PF deflagra operação para investigar lavagem internacional de dinheiro

Foto: Agência Brasil

Por: Matheus Morais no dia 26 de abril de 2017 às 08:47

Atualizado: no dia 26 de abril de 2017 às 10:03

Foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (26) pela Polícia Federal, a Operação Perfídia, que investiga uma organização criminosa especializada em lavagem de dinheiro internacional, blindagem patrimonial e evasão de divisas.

A polícia apurou que a quadrilha tem ramificações em pleo menos cinco países. A PF cumpriu 103 mandados judiciais, sendo a maioria no Distrito Federal, onde a ação se concentra. Há mandados em 11 estados: Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Pará, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Tocantins. Ao menos dois mandados são de prisão temporária, 46 de condução coercitiva e 55 de busca e apreensão.

De acordo com a polícia, a organização é composta por empresários como donos de postos de gasolina, agências de turismo e casas lotéricas. As investigações mostram que eles realizavam operações de câmbio não-autorizadas, dissimulavam compra e venda de imóveis de alto valor e remetiam o dinheiro ilegalmente para o exterior.

Ainda há a suspeita do uso de 'laranjas' por parte dos integrantes da quadrilha e também a falsificação de documentos públicos, principalmente, certidões de nascimento emitidas em cartórios no interior do país.