
Brasil
Governo lança campanha de acesso à saúde para população de rua
O governo iniciou, na última quarta-feira (19), a campanha "Políticas de Equidade para Tratar Bem de Todos. Saúde da População em Situação de Rua", que visa mobilizar trabalhadores da saúde [Leia mais...]

Foto: Agência Brasil
O governo iniciou, na última quarta-feira (19), a campanha "Políticas de Equidade para Tratar Bem de Todos. Saúde da População em Situação de Rua", que visa mobilizar trabalhadores da saúde, gestores e representantes da comunidade sobre o direito de assistência à saúde da população em situação de rua. O ministro da Saúde, Arthur Chioro, afirmou que só será possível universalizar o acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS) se o problema do preconceito no atendimento da população de rua ganhar visibilidade. A data do lançamento da campanha lembra o Dia Nacional de Luta da Pessoa em Situação de Rua, comemorado em 19 de agosto.
O objetivo é valorizar a saúde como um direito humano de cidadania e ressaltar que as pessoas em situação de rua, independentemente das condições de higiene, do uso de álcool e outras drogas ou de falta de comunicação, têm o direito de serem atendidas pelo SUS. Dados de 2010 indicam que há cerca de 50 mil adultos em população de rua no país e 24 mil crianças e adolescentes.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.