Justiça brasileira tem quase 900 mil processos sobre violência contra a mulher em tramitação
Atualmente, 896 mil processos relativos a casos de violência doméstica contra a mulher tramitam na Justiça Brasileira, de acordo com dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) divulgados pela Agência Brasil nesta terça-feira (10), que é o Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher. [Leia mais...]
![Justiça brasileira tem quase 900 mil processos sobre violência contra a mulher em tramitação [Justiça brasileira tem quase 900 mil processos sobre violência contra a mulher em tramitação]](https://www.metro1.com.br/noticias/43270,justica-brasileira-tem-quase-900-mil-processos-sobre-violencia-contra-a-mulher-em-tramitacao-3.jpg)
Por Laura Lorenzo no dia 10 de Outubro de 2017 ⋅ 18:25
Atualmente, 896 mil processos relativos a casos de violência doméstica contra a mulher tramitam na Justiça Brasileira, de acordo com dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) divulgados pela Agência Brasil nesta terça-feira (10), que é o Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher.
“Se essa violência não for noticiada, essa vítima pode morrer”, disse a promotora Silvia Chakian, coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Enfrentamento à Violência Doméstica do Ministério Público de São Paulo. Ela salientou que a apresentação de respostas rápidas por parte das instituições públicas é fundamental para que as mulheres continuem denunciando e consigam, assim, romper o ciclo de violência.
Em uma tentativa de dar conta do grande volume de pendências, o CNJ promoveu entre os dias 21 e 25 de agosto, durante a Semana Paz em Casa, esforços concentrados para acelerar a análise e o julgamento de processos, por meio de audiências e ações multidisciplinares. Neste período, 19.706 decisões judiciais e 6.214 medidas protetivas relacionadas a casos de violência doméstica foram expedidas. O montante, contudo, representa apenas 3% de todos os processos que tramitam na Justiça.