Brasil

Aneel deve reajustar bandeiras tarifárias e aumentar preço da conta de energia

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vai votar nesta terça-feira (24) a abertura de uma audiência pública para analisar a revisão dos valores das bandeiras tarifárias. De acordo com o diretor da agência, Tiago Correia, o reajuste ocorrerá porque a conta das bandeiras em 2017 está deficitária. [Leia mais...]

[Aneel deve reajustar bandeiras tarifárias e aumentar preço da conta de energia]
Foto : Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Por Laura Lorenzo no dia 23 de Outubro de 2017 ⋅ 15:58

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vai votar nesta terça-feira (24) a abertura de uma audiência pública para analisar a revisão dos valores das bandeiras tarifárias. De acordo com o diretor da agência, Tiago Correia, o reajuste ocorrerá porque a conta das bandeiras em 2017 está deficitária.

Segundo o diretor, o valor arrecadado com o sistema, que aplica uma taxa extra nas contas de luz, não está sendo suficiente para cobrir a alta no custo da geração de energia provocada pelo uso mais inteso das termelétricas. Com os reservatórios das usinas hidrelétricas cada vez mais baixos, devido à falta de chuvas, o sistema depende cada vez mais de usinas termelétricas, que geram energia mais cara.

Atualmente, o sistema de bandeiras tarifárias conta com quatro patamares: verde, amarelo, vermelho 1 e vermelho 2, que aplicam nas contas de luz cobrança extra que varia de R$ 2 a R$ 3,50 a cada 100 kWh de energia consumidos.

Notícias relacionadas

[Jornalista Vera Magalhães assume Roda Viva ]
Brasil

Jornalista Vera Magalhães assume Roda Viva 

Por Metro1 no dia 04 de Dezembro de 2019 ⋅ 10:47 em Brasil

A comunicadora afirmou que está muito honrada em assumir o comando do programa de entrevistas que assiste desde pequena