
Brasil
PF abre investigação sobre incêndio na Chapada dos Veadeiros
As investigações sobre o incêndio no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros começaram nesta segunda-feira (30), iniciada por peritos da Polícia Federal, que já entraram em contato com os técnicos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).[Leia mais...]

Foto: Tony Winston/Agência Brasil
As investigações sobre o incêndio no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros começaram nesta segunda-feira (30), iniciada por peritos da Polícia Federal, que já entraram em contato com os técnicos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Segundo a PF, o objetivo é verificar se o fogo teve início de forma intencional. A investigação já havia sido solicitada pelo Ministério do Meio Ambiente e cobrada pelo Ministério Público Federal (MPF).
De acordo com o ICMBio, policiais farão trabalho de inteligência, mas ainda sem detalhes sobre a forma de atuação dos oficiais. A Polícia Federal também não especificou como serão as investigações.
Técnicos do instituto e moradores da região acreditam que as chamas tiveram origem criminosa. Um dos possíveis motivos apontados pelo ICMBio seria a disputa judicial pelas terras da região durante o processo de ampliação do Parque Nacional, que passou de 65 mil para 240 mil hectares. Na última sexta-feira (27), o MPF cobrou esclarecimentos da Polícia Federal, do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e do município de Alto Paraíso de Goiás.
O instituto aponta ainda que o dano causado pelo incêndio atingiu cerca de 68 mil hectares da reserva até o último domingo (29).
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.