Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Vazamento despeja minério na manancial de Santo Antônio do Grama

Brasil

Vazamento despeja minério na manancial de Santo Antônio do Grama

Um vazamento de polpa de minério do Mineroduto Minas-Rios suspendeu a capitação de água na cidade de Santo Antônio do Grama, na zona da mata mineira. A mineradora Anglo American Minério de Ferro S.A. é responsável pelo trecho. [Leia mais...]

Vazamento despeja minério na manancial de Santo Antônio do Grama

Foto: Divulgação/ Anglo American

Por: Marina Hortélio no dia 12 de março de 2018 às 20:21

Um vazamento de polpa de minério do Mineroduto Minas-Rios suspendeu a capitação de água na cidade de Santo Antônio do Grama, na zona da mata mineira. A mineradora Anglo American Minério de Ferro S.A. é responsável pelo trecho.

Além de afetar o manancial que abastece o município, o resíduo de minério também atingiu o leito de um rio vizinho, o Ribeirão Santo Antônio. A Anglo American afirmou que o dejeto não é perigoso.

O acidente ocorreu na manhã de hoje. Segundo a Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais), o abastecimento de água foi interrompido às 10h, antes que a mancha chegasse ao ponto de captação do manancial.

Equipes da Copasa e do Núcleo de Emergência Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais já estão a caminho do local para averiguar a situação e determinar as medidas ambientais cabíveis.