Brasil

Pedido para produção de maconha medicinal é negado por juíza

Um pedido de liberação para o plantio, o cultivo e extração do óleo medicinal de cannabidiol (CBD), substância presente na folha da maconha, foi negado pela juíza titular da 6ª Vara da Justiça Federal, Rosana Noya Alves Weibel Kaufmann. [Leia mais...]

[Pedido para produção de maconha medicinal é negado por juíza]
Foto : Geraldo Magela/Agência Senado

Por Tayane Rodrigues no dia 16 de Março de 2018 ⋅ 20:40

Um pedido de liberação para o plantio, o cultivo e extração do óleo medicinal de cannabidiol (CBD), substância presente na folha da maconha, foi negado pela juíza titular da 6ª Vara da Justiça Federal, Rosana Noya Alves Weibel Kaufmann. O requerimento havia sido feito pela Associação para Pesquisa e desenvolvimento da Cannabis Medicinal no Brasil (Cannab).

Uma das justificativas para o deferimento é de que a associação não teria comprovado estrutura e pessoal qualificado para realizar a produção. Um segundo argumento seria de que a autorização influenciaria em alterações nas políticas públicas de saúde e no planejamento do controle de substâncias psicoativas.

"Ela demonstrou que a Justiça não tem que interferir nessas questões de saúde. Como se a Anvisa que deve interceder. Mas é justamente contra ela que estamos atuando, porque ela regulamentou só pra importar, só pra quem tem dinheiro. A gente quer fazer pra que todos tenham, com preço justo", rebateu Leandro Stelitano, presidente da Cannab.

Notícias relacionadas