Brasil

ONS aponta ʹperda de cargaʹ em transmissão de energia no Norte e Nordeste

A assessoria de imprensa do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) divulgou uma nota sobre a queda de energia nos estados das regiões Norte e Nordeste. Segundo o órgão, uma perturbação no Sistema Interligado Nacional (SIN) causou desligamento de cerca de 18.000MW, majoritariamente localizados nas duas regiões, correspondendo a 22,5% da carga total do SIN naquele momento. [Leia mais...]

[ONS aponta ʹperda de cargaʹ em transmissão de energia no Norte e Nordeste]
Foto : Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por Matheus Simoni no dia 21 de Março de 2018 ⋅ 17:17

A assessoria de imprensa do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) divulgou uma nota sobre a queda de energia nos estados das regiões Norte e Nordeste.

Segundo o órgão federal, uma perturbação no Sistema Interligado Nacional (SIN) causou desligamento de cerca de 18 mil MW, majoritariamente localizados nas duas regiões, que correspondia a 22,5% da carga total do SIN naquele momento.

"Em consequência da perda de carga, entrou em funcionamento o primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga do Sistema Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com corte automático de consumidores, no montante de 4.200MW", afirmou a ONS.

As causas do problema ainda são investigadas. Os sistemas Sul, Sudeste e Centro-Oeste ficaram desconectados do Norte e Nordeste.

"Às 16h15 já havia sido realizada a recomposição de praticamente toda a carga no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. As equipes do ONS estão neste momento dedicadas à recomposição dos sistemas Norte e Nordeste, já em curso", informou o órgão.

Notícias relacionadas