Brasil
Taxa de desemprego fica em 12,6% em fevereiro, diz pesquisa
Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua divulgados hoje (29) mostram que a taxa de desocupação no Brasil ficou em 12,6% no trimestre encerrado em fevereiro, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. [Leia mais...]
Foto: Agência Brasil
Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua divulgados hoje (29) mostram que a taxa de desocupação no Brasil ficou em 12,6% no trimestre encerrado em fevereiro, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
O resultado veio em linha com a mediana (12,6%) das estimativas do mercado financeiro captadas pelo Projeções Broadcast. As previsões iam de 12% a 12,8%. Em números absolutos, o resultado representa cerca de 13,1 milhões de desocupados.
Segundo coordenador de Trabalho e Rendimento, Cimar Azeredo, nessa época do ano o crescimento da taxa é um movimento esperado. "Sempre no primeiro trimestre do ano a taxa tende a subir, pois existe a dispensa dos trabalhadores temporários contratados para as festas de final de ano", explicou.
Em igual período de 2017, a taxa de desemprego medida pela Pnad Contínua estava em 13,2%. No trimestre até janeiro de 2018, o resultado era de 12,2%.
A renda média real do trabalhador foi de R$ 2.186 no trimestre encerrado em fevereiro. O resultado representa alta de 2,1% em relação ao mesmo período do ano anterior.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.