Quarta-feira, 02 de julho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Urna indígena de 900 anos é descoberta em Alagoas

Brasil

Urna indígena de 900 anos é descoberta em Alagoas

Uma urna indígena foi encontrada durante pesquisa arqueológica em um sítio no antigo Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga, localizada no município União dos Palmares (AL). [Leia mais...]

Urna indígena de 900 anos é descoberta em Alagoas

Foto: Divulgação/IPHAN

Por: Tayane Rodrigues no dia 09 de abril de 2018 às 16:10

Uma urna indígena foi encontrada em um sítio no antigo Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga, localizada no município União dos Palmares (AL). Os pesquisadores acreditam que a descoberta seja do período pré-colonial e tenha sido enterrada há 900 anos.

O artefato foi achado durante pesquisa arqueológica, uma das etapas do processo de licenciamento ambiental da obra de acesso viário ao Parque Memorial Quilombo dos Palmares. A obra na região, reconhecida como Patrimônio Cultural do Mercosul no ano passado, demanda o resgate e salvamento do sítio arqueológico local.

“Com o avanço das prospecções do entorno, e estudo desse sítio, será possível compreender melhor a história dessa urna e de toda a ocupação humana ali existente”, explica a arqueóloga do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Alagoas (Iphan-AL), Rute Barbosa. Até o momento, 10 urnas foram descobertas pelos profissionais que trabalham na região desde 1990.

As peças encontradas serão levadas ao Centro Arqueológico Palmarino, em Alagoas. Na sequência, serão analisadas em laboratório, higienizadas, registradas e guardadas. A confirmação da idade da urna será revelada após estudos de datação. O material se assemelha às outras urnas descobertas no local e que foram datadas de 900 anos.