Sexta-feira, 17 de setembro de 2021

Brasil

BA, SP e RJ estão abaixo da meta de vacinação contra febre amarela

Dados do último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde revelaram baixa imunização contra a febre amarela na Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro. [Leia mais...]

BA, SP e RJ estão abaixo da meta de vacinação contra febre amarela

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Por: Tayane Rodrigues no dia 13 de abril de 2018 às 17:50

Dados do último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde revelaram baixa imunização contra a febre amarela na Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro. Nos três estados, 10 milhões de pessoas ainda precisam ser vacinadas contra a doença. A meta de imunização é de 23,8 milhões nas regiões.

Segundo Carla Domingues, coordenadora do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde (PNI), a principal dificuldade está na vacinação do adulto. "Na criança, a mãe leva para o posto e vacina", explica.

Para o controle do surto atual é necessário que 95% da população seja vacinada, segundo literatura científica sobre o tema. "Para atingir a meta, talvez seja necessário uma vacinação extra-muro, fora dos serviços de saúde. Estamos tentando coordenar isso com os estados e municípios em reuniões estratégicas. Minas Gerais fez isso e as metas melhoraram muito. Espírito Santo vacinou em campo de futebol", explica Carla.

BA, SP e RJ estão abaixo da meta de vacinação contra febre amarela - Metro 1