Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 27 de julho de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Juiz do TRF-1 diz que Moro promove descumprimento de decisão da corte

Brasil

Juiz do TRF-1 diz que Moro promove descumprimento de decisão da corte

A declaração de Bello, publicada no site da corte, é uma resposta a um despacho de Moro no qual o juiz titular da Lava Jato afirma que o TRF-1 não poderia ter decidido sobre a extradição de Raul Schmidt,consultor de petróleo luso-brasileiro investigado por atuação como operador de esquema de corrupção na Petrobras. [Leia mais...]

Juiz do TRF-1 diz que Moro promove descumprimento de decisão da corte

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Por: Marina Hortélio no dia 28 de abril de 2018 às 19:31

O juiz do TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região) Ney Bello acusou o também juiz Sergio Moro de ter aliciado autoridades a descumprir decisão da corte, “sob argumento de sua própria autoridade”, ao determinar a continuidade da extradição de Raul Schmidt, consultor de petróleo luso-brasileiro investigado por atuação como operador de esquema de corrupção na Petrobras, que havia sido suspensa pelo tribunal.

A declaração de Bello, publicada no site da corte, é uma resposta a um despacho de Moro no qual o juiz titular da Lava Jato afirma que o TRF-1 não poderia ter decidido sobre a extradição de Schmidt. O TRF-1 passou a tratar do processo depois que o tema chegou à Justiça Federal no Distrito Federal.

Moro alega que as eventuais contestações sobre o tema deveriam ficar sob os cuidados do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), responsável pelas causas na região sul. Já Bello afirma que a questão já foi enviada ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) e que o titular da Operação Lava Jato deveria aguardar a solução da divergência judicial.