Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Domingo, 01 de dezembro de 2024

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Dodge anuncia recurso no STF sobre ações policiais em universidades

Brasil

Dodge anuncia recurso no STF sobre ações policiais em universidades

A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, vinculado ao Ministério Público Federal (MPF), criticou as operações policiais em universidades federais nesta semana

Dodge anuncia recurso no STF sobre ações policiais em universidades

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Por: Lara Ferreira e Marina Hortélio no dia 26 de outubro de 2018 às 18:00

A Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge, anunciou que vai dar entrada em uma Arguição de descumprimento de preceito fundamental no Supremo Tribunal Federal para garantir a volta da normalidade no ambiente universitário.

Dodge acredita que existem indícios de ofensa à liberdade de expressão, liberdade de reunião, e à autonomia universitária, nas ações policiais e da Justiça nos campi de universidades brasileiras.

A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, vinculado ao Ministério Público Federal (MPF), que atua em matérias que dizem respeito ao direito à educação e à liberdade de expressão, também criticou as operações policiais em universidades federais nesta semana.

No texto, a Procuradoria afirma que a proibição prevista na Lei das Eleições para o uso de instituições públicas para a veiculação de propaganda eleitoral “não se confunde com a proibição do debate de ideias. Para o órgão, as ações da Justiça Eleitoral para impedir manifestação da comunidade acadêmica são “potencialmente incompatíveis” com a Constituição.

Lei - Conhecida como “Lei das Eleições”, a lei 9.504, decretada em 30 de setembro de 1997, proíbe a veiculação de propaganda eleitoral de qualquer natureza em bens públicos, como as universidades federais.