Brasil

Comissão Interamericana de Direitos Humanos fará visita ao Brasil

A visita atente a um convite feito pelo governo brasileiro no início de 2018

[Comissão Interamericana de Direitos Humanos fará visita ao Brasil]
Foto : Margarette May Macaulay/Presidente da CIDH | Divulgação/Governo da Guatemala

Por Marina Hortélio no dia 02 de Novembro de 2018 ⋅ 15:00

Uma delegação da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, órgão autônomo da Organização dos Estados Americanos, vai ser enviada ao Brasil para coletar informações sobre violações de direitos humanos. A visita, que vai ser realizada entre os dias 5 e 12 de novembro, atente a um convite feito pelo governo brasileiro no início de 2018.

Segundo nota divulgada pelo Comitê Brasileiro de Defensoras e Defensores de Direitos Humanos, a CIDH terá como focos principais analisar a discriminação, a desigualdade, a pobreza, a institucionalidade democrática e as políticas públicas em direitos humanos. Os grupos que historicamente se encontram em situação de discriminação, vulnerabilidade e exclusão vão receber atenção especial da comissão.

A CIDH também vai coletar informação sobre a situação da segurança pública, tanto urbana quanto rural, bem como sobre conflitos no campo e por terras. A situação do acesso à Justiça e a eventual situação de impunidade em casos de graves violações aos direitos humanos também vão ser observadas.

A delegação vai passar por Brasília e os estados da Bahia, do Maranhão, de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, do Pará, Rio de Janeiro, de Roraima e São Paulo. A CIDH apresentará observações preliminares no final da visita, no dia 12 de novembro.

Notícias relacionadas