Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Brasil

Por causa de trabalhos sobre gênero, prefeitura de Uberlândia impede participação de alunos em feira de ciências

No entendimento do vereador Doca Mastroiano (PR-MG), apresentações sobre desigualdade entre homens e mulheres tratariam de "ideologia de gênero"

Por causa de trabalhos sobre gênero, prefeitura de Uberlândia impede participação de alunos em feira de ciências

Foto: Reprodução

Por: Juliana Rodrigues no dia 15 de novembro de 2018 às 16:00

Trinta e cinco crianças da rede municipal de Uberlândia (MG) foram impedidas de apresentar trabalhos na 23ª Feira de Ciências da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), que aconteceu entre segunda (12) e terça (13). O motivo, segundo o jornal O Globo, foi um pedido de um vereador para que dois trabalhos sobre desigualdade de gênero fossem retirados. Após a requisição, a prefeitura suspendeu todas as suas apresentações. 

Os trabalhos "Desigualdade de gênero" e "Discussão de gênero: Desnaturalizando a desigualdade de gênero dentro das escolas" chamaram a atenção de três pais que entraram em contato com o vereador Doca Mastroiano (PR/MG). Para os responsáveis, a temática não deveria ser tratada em um evento onde crianças estariam presentes. 

"Os pais estavam com medo de menores, de oito anos de idade, estivessem em um evento que tratava de ideologia de gênero. Pedi a competência necessária da prefeitura que, ao ver que os pais não estavam satisfeitos, achou por bem cancelar tudo. Eu não pedi para cancelar tudo. Pedi para que pudesse ser estudado e visto o que eram esses dois trabalhos", disse o vereador.

O evento conta com apresentações de alunos das redes municipais, estaduais e federais do ensino fundamental e médio, que passam por rigorosa seleção. A prefeitura não se posicionou oficialmente sobre o caso. 

Em nota, a UFU informou que está "aberta ao diálogo e à apresentação dos trabalhos selecionados da rede municipal, a qualquer tempo". A insitituição também reafirmou o compromisso com a "liberdade de aprender, de ensinar e divulgar o pensamento, a arte e o saber", previsto na Constituição.