Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Governo suspende prova de avaliação da alfabetização por dois anos

Brasil

Governo suspende prova de avaliação da alfabetização por dois anos

Por decisão do Ministério da Educação, a interrupção da prova ocorre para que as redes escolares se adequem à nova política para a alfabetização proposta pelo governo de Jair Bolsonaro. 

Governo suspende prova de avaliação da alfabetização por dois anos

Foto: Arquivo/ Agência Brasil

Por: Juliana Almirante no dia 25 de março de 2019 às 14:00

A avaliação de alfabetização dos alunos da rede pública será suspensa neste ano e só será retomada em 2021. A portaria com a medida foi divulgada nesta segunda-feira (25) no Diário Oficial da União.

Por decisão do Ministério da Educação, a interrupção da prova ocorre para que as redes escolares possam se adaptar à Base Nacional Comum Curricular - a qual define o que os alunos devem aprender - e à nova política para a alfabetização proposta pelo governo de Jair Bolsonaro. 

A avaliação de alfabetização inclui provas de matemática, escrita e leitura. O último resultado apontou que mais da metade dos alunos do 3º ano do ensino fundamental não alcançou nível suficiente no exame.

Com a medida, além de não haver prova de alfabetização, o governo vai realizar a prova de ciências de forma amostral no 9º ano.  Outra avaliação prevista para a educação infantil será realizada apenas como projeto-piloto, em uma quantidade reduzida de escolas.