Brasil

Anac prepara redistribuição de horários de voo da Avianca

Segundo o órgão, decisões sobre a distribuição só serão tomadas após a realização do leilão dos ativos da companhia aérea, previsto para 7 de maio

[Anac prepara redistribuição de horários de voo da Avianca]
Foto : Divulgação / Avianca

Por Juliana Rodrigues no dia 27 de Abril de 2019 ⋅ 11:00

Com o agravamento da crise da Avianca, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) prepara a redistribuição dos slots (autorizações de horários para pousos e decolagens) da companhia nos aeroportos mais movimentados. 

De acordo com o jornal O Globo, em Congonhas, onde esses ativos são mais disputados, a divisão acontecerá de maneira igualitária entre as empresas que operam no terminal, como Latam, Gol e Azul, conforme prevê uma resolução da agência. Porém, há uma pressão no mercado para que o órgão regulador beneficie a Azul na distribuição, já que a empresa tem menor oferta de rotas no aeroporto mais rentável do país. Com isso, a proposta é aumentar a concorrência.

Dos pouco mais de 3,4 mil pares de slots (pouso e decolagem) existentes em Congonhas, 87,3% são da Latam e da Gol. A Avianca detém 268 e a Azul, 170 slots. A Avianca também tem 863 slots em Guarulhos e 134 no Santos Dumont.

As decisões sobre a distribuição só serão tomadas após a realização do leilão dos ativos da Avianca, previsto para 7 de maio. Segundo a Anac, a empresa registrou uma nova malha aérea e passará a operar, a partir de segunda (29), em apenas quatro aeroportos (Brasília, Congonhas, Santos Dumont e Salvador), com média de 39 voos diários.

Notícias relacionadas