Brasil

MEC diz que bloqueio de 30% na verba vale para todas as universidades e institutos federais

O anúncio foi feito na noite da última terça-feira (30), depois das reações críticas ao corte de verba de três universidades que tinham sido palco de manifestações públicas.

[MEC diz que bloqueio de 30% na verba vale para todas as universidades e institutos federais]
Foto : Adriano Machado/Reuters

Por Aline Reis no dia 01 de Maio de 2019 ⋅ 07:30

O Ministério da Educação afirmou, na noite de ontem (30), que o bloqueio de 30% na verba das instituições de ensino federais vai valer para todas as universidades e todos os institutos. O anúncio foi feito depois das reações críticas ao corte de verba de três universidades que tinham sido palco de manifestações públicas: a Universidade de Brasília (UnB), a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Federal da Bahia (Ufba).

A informação foi dada à TV Globo por Arnaldo Barbosa de Lima Junior, secretário de Educação Superior do MEC. Segundo ele, trata-se de um "bloqueio" que foi feito "de forma preventiva" e "só sobre o segundo semestre".

Apesar de ter dito que o bloqueio foi feito "de forma isonômica" para todas as universidades e institutos, Lima afirmou que está "estudando alguns parâmetros" para definir quais delas seriam "premiadas" com uma "redução menor do que as outras" ao longo do ano, "mas com ênfase no segundo semestre".

Segundo ele, o primeiro parâmetro é o "desempenho acadêmico e seu impacto no mercado de trabalho", seguido da governança das universidades. "A gente quer que elas tenham um sustentabilidade financeira", explicou o secretário. O terceiro parâmetro é a inovação gerada para a economia.

Notícias relacionadas

[Quina de São João pode pagar R$ 140 milhões]
Brasil

Quina de São João pode pagar R$ 140 milhões

Por Juliana Almirante no dia 16 de Junho de 2019 ⋅ 07:00 em Brasil

Por se tratar de uma edição especial, o prêmio não acumula e, se ninguém acertar a quina, será dividido entre os ganhadores da quadra

[Inscrições para o Prouni se encerram hoje]
Brasil

Inscrições para o Prouni se encerram hoje

Por Juliana Rodrigues no dia 14 de Junho de 2019 ⋅ 14:20 em Brasil

Programa oferece cerca de 169 mil vagas, sendo 68 mil de bolsas de estudo integrais e 101,1 mil para bolsas parciais

[Morre, aos 76 anos, jornalista Clóvis Rossi ]
Brasil

Morre, aos 76 anos, jornalista Clóvis Rossi 

Por Alexandre Galvão no dia 14 de Junho de 2019 ⋅ 07:48 em Brasil

Nascido em 25 de janeiro de 1943 no bairro do Bexiga, em São Paulo, filho de seu Olavo, vendedor de máquinas pesadas, e dona Olga, artesã de grinaldas e buquês de flores,...