Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Decreto de Bolsonaro libera compra de fuzil para qualquer cidadão

Brasil

Decreto de Bolsonaro libera compra de fuzil para qualquer cidadão

Única fabricante do tipo de arma no país,Taurus já tem fila de 2 mil clientes para adquirir produto

Decreto de Bolsonaro libera compra de fuzil para qualquer cidadão

Foto: Reprodução

Por: Juliana Almirante no dia 21 de maio de 2019 às 06:48

O decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro sobre o porte e posse de armas no país permitirá que qualquer cidadão compre um fuzil.

De acordo com o Jornal Nacional, da TV Globo, o documento aumenta em até quatro vezes o valor do poder de fogo de armas que podem ser adquiridas pelos civis.

A nova classificação inclui o fuzil T4, arma usada por forças táticas militares e produzida no Brasil pela empresa Taurus.

A empresa confirmou que só espera a regulamentação do decreto para vender o T4 para civis. No entanto, já tem uma fila de duas mil pessoas que querem comprar o armamento na versão semiautomática. As armas podem ser entregues em até três dias depois da compra.

Conforme o decreto, a arma poderá ser comprada por qualquer brasileiro, já que o decreto do governo federal mudou a classificação do armamento que passa a ser de uso permitido.

"O T4 é um fuzil de assalto, de uso militar policial. A versão que vai estar disponível para o civil não tem essa opção de rajada. É tiro a tiro. E essa, sim, se o cidadão cumprir todos os quesitos legais vai poder ter um desse em casa", afirmou Benê Barbosa, especialista em armas e integrante do Movimento Brasil Livre.

A medição do poder de fogo de uma arma é feita pela quantidade de energia liberada no momento do disparo, a chamada energia cinética. Antes do decreto, os brasileiros só podiam comprar armas com energia cinética até 407 joules. O decreto aumenta o limite para o uso de armas com 1.620 joules: quatro vezes maior do que é estabelecido hoje.