Brasil

Talude que pode causar queda de barragem cede até 16cm por dia

Previsão é que talude rompa neste fim de semana

[Talude que pode causar queda de barragem cede até 16cm por dia]
Foto : Reprodução/G1 Minas

Por Catarina Lopes no dia 24 de Maio de 2019 ⋅ 21:30

O talude da barragem de mina da Vale em Barão dos Cocais (MG) está cedendo até 16cm por dia no pé do paredão, considerado o ponto mais crítico.

As informações são da Agência Nacional de Mineração, e o chefe da Divisão de Segurança de Barragens disse que não é possível prever o dia em que ocorrerá o rompimento do talude, mas que a tendência é que ocorra neste fim de semana.

O rompimento deste talude pode causar uma reação em cadeia e desencadear o colapso da barragem. Outro cenário possível, menos grave, é que ele faça transbordar a água de uma estrutura da barragem, contaminando rios da região da mina. Em nota, a Vale disse que reforçou todas as medidas preventivas na cidade desde o dia 8 fevereiro.

Notícias relacionadas

[Moro vai pintar presídios com frase: 'Diga não à facção']
Brasil

Moro vai pintar presídios com frase: 'Diga não à facção'

Por Juliana Almirante no dia 18 de Fevereiro de 2020 ⋅ 13:20 em Brasil

Ideia é alertar presos de que, segundo a recém-aprovada lei anticrime, o detento que tem vínculo com organização criminosa não pode ser beneficiado com progressão de regi...

[Greve dos petroleiros entra na terceira semana]
Brasil

Greve dos petroleiros entra na terceira semana

Por Luciana Freire no dia 17 de Fevereiro de 2020 ⋅ 15:20 em Brasil

Categoria reivindica a suspensão das demissões na Fábrica Fafen, e o estabelecimento de negociação com a Petrobras para cumprimento do Acordo Coletivo de Trabalho