Brasil

Novo Museu Nacional terá peças emprestadas do Louvre

Instituição francesa emprestará artigos de sua coleção egípcia

[Novo Museu Nacional terá peças emprestadas do Louvre]
Foto : Tomaz Silva/Agência Brasil

Por Juliana Rodrigues no dia 06 de Junho de 2019 ⋅ 11:40

O Museu do Louvre, na França, poderá emprestar peças de sua coleção egípcia ao Museu Nacional do Rio de Janeiro, que foi destruído por um incêndio em setembro. Na terça (4), o diretor da instituição brasileira, Alexander Kellner, reuniu-se em Paris com o presidente do museu francês, Jean-Luc Martinez, que prometeu ceder as peças. As informações são do Estadão.

"Ele se interessou muito pela situação do museu e prometeu, inclusive, nos fazer uma visita no ano que vem. Ele está muito interessado em saber como anda a reconstrução do Museu Nacional", contou Kellner. "E uma vez que a gente estiver pronto, ele já acenou para a possibilidade de um empréstimo de material do Louvre por longo termo. Estamos muito animados com isso", completou.

Listada entre as mais importantes do mundo e a maior da América Latina, a coleção egípcia foi perdida parcialmente no incêndio que destruiu o imóvel. Grande parte dela foi trazida ao País pelo primeiro imperador do Brasil, D. Pedro I. Pesquisadores conseguiram encontrar, em meio aos escombros, cerca de 200 itens da civilização antiga que puderam ser resgatados.

Notícias relacionadas