Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Domingo, 21 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Governo foi alertado pelo Ministério Público três dias antes de 'dia do fogo'

Brasil

Governo foi alertado pelo Ministério Público três dias antes de 'dia do fogo'

Em resposta ao ofício enviado pelo órgão, o Ibama afirmou que as ações de fiscalização estavam prejudicadas devido a ameaças do grupo responsável pela queimada

Governo foi alertado pelo Ministério Público três dias antes de 'dia do fogo'

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 26 de agosto de 2019 às 12:00

No dia 7 de agosto, três dias antes do incêndio que se alastrou pela região de Novo Progresso, no Pará, o Ministério Público Federal no estado enviou ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) um ofício para comunicar que  produtores rurais pretendiam realizar uma queimada no município como forma de manifestação. As informações são da revista Globo Rural.

O "dia do fogo" foi convocado por mais de 70 pessoas de Altamira e Novo Progresso, entre sindicalistas, produtores rurais, comerciantes e grileiros, que combinaram através de um grupo de WhatsApp incendiar as margens da BR-163, rodovia que liga essa região do Pará aos portos fluviais do Rio Tapajós e ao Estado de Mato Grosso. A ideia era mostrar apoio ao presidente Jair Bolsonaro, que defende um "afrouxamento" na fiscalização do Ibama.

No documento, ao qual a revista Globo Rural teve acesso, o MPF também cobrava um plano de contingência do Ibama em caso de “confirmação do referido evento”. O plano de realizar as queimadas, agendado para o dia 10, foi divulgado pelo jornal Folha do Progresso, de Novo Progresso.

Em resposta, no dia 12 de agosto, o Ibama disse que, embora soubesse do plano, não poderia agir a respeito. O texto informa que "a Coordenação de Operações de Fiscalização e o Núcleo de Inteligência da Superintendência do Pará haviam sido comunicadas sobre a iminência dos incidentes e ressalta que devido aos diversos ataques sofridos e à ausência do apoio da Polícia Militar do Pará”, as ações de fiscalização estavam prejudicadas por “envolverem riscos relacionados à segurança das equipes em campo”.

O documento, assinado por Roberto Victor Lacava e Silva, gerente executivo substituto do Ibama, também destaca que já haviam sido “expedidos ofícios solicitando o apoio da Força Nacional de Segurança”, mas não houve resposta ao pedido.

O MPF do Pará relata que funcionários do Ibama vinham sofrendo ataques por parte de madeireiros e grileiros, sem contar com proteção policial.