Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Brasil

Governo vai antecipar ajuda a pescadores afetados por mancha de óleo

"Não é um liberou geral. Onde tem problema o governo vai entrar fazendo essa antecipação", explicou a ministra

Governo vai antecipar ajuda a pescadores afetados por mancha de óleo

Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 16 de outubro de 2019 às 20:29

A ministra da Agricultura Tereza Critina anunciou que o governo vai antecipar em um mês o pagamento do seguro-defeso para as comunidades de pescadores no Nordeste que tenham sido afetadas pelas manchas de óleo na região. 

O comunicado foi feito, nesta quarta-feira (16), após participar, ao lado do secretário da Pesca, Jorge Seif Jr., de uma reunião com senadores do Nordeste.

O auxílio, no valor de um salário-mínimo, é transferido a pescadores no período de paralisação temporária da atividade para a reprodução e preservação das espécies.

"Ele [seguro-defeso] começaria em novembro. Nas aldeias e estados onde está tendo problema, vamos poder antecipar para que os pescadores possam parar de pescar esse peixe, que não está apropriado para o consumo, e também não deixem de ter renda para a sua sobrevivência", disse a ministra.

Ela acrescentou: "Não é um liberou geral. Onde tem problema o governo vai entrar fazendo essa antecipação". A expectativa do governo é conseguir pagar essa antecipação ainda no final de outubro.