Brasil

Trabalhadores da Petrobras anunciam greve nacional a partir de sábado

Decisão foi tomada em assembleias pela categoria e comunicada à empresa

[Trabalhadores da Petrobras anunciam greve nacional a partir de sábado]
Foto : Divulgação/ Sindipetro Bahia

Por Juliana Almirante no dia 23 de Outubro de 2019 ⋅ 11:40

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) e os sindicatos filiados enviaram ontem (22) um comunicado a Petrobras informando sobre a greve da categoria a partir de sábado (26).

A decisão foi tomada em assembleias pela categoria. 

"Diante da intransigência da Petrobras em negociar os pontos apresentados pela FUP para melhoria da proposta de Acordo Coletivo, encaminhados à empresa e ao Tribunal Superior do Trabalho (TST) no dia 26/09, não resta outra alternativa aos petroleiros se não o exercício do direito legítimo de greve", diz comunicado da FUP. 

A federação defende a manutenção de direitos e empregos e também reivindica a preservação do atual acordo coletivo de trabalho. 

"A gestão da Petrobras retirou diversas cláusulas do ACT, acabando com direitos e garantias conquistados pela categoria ao longo das últimas décadas, propôs reajuste salarial de apenas 70% da inflação e quer aumentar a assistência médica dos petroleiros em mais de 17%.  Além disso, a empresa está fechando e privatizando unidades em todo o país, acabando com postos de trabalho, através de diversos planos de demissão que estão sendo lançados", afirma a nota.

Na Bahia, a Petrobras chegou a anunciar a desocupação de um edifício administrativo em Salvador, mas a Justiça impediu a ação. 

Notícias relacionadas