Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Brasil

Pesquisa aponta hipótese de que óleo saiu de vazamento perto de costa da Bahia

Ponto fica localizado nas proximidades das cidades de Itamaraju e Prado

Pesquisa aponta hipótese de que óleo saiu de vazamento perto de costa da Bahia

Foto: Divulgação/Lapis/Ufal

Por: Juliana Almirante no dia 30 de outubro de 2019 às 11:13

Imagens de satélite analisadas pelo Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (Lapis), vinculado à Universidade Federal de Alagoas (Ufal), encontraram um padrão característico de manchas de óleo no oceano que pode esclarecer a origem do vazamento dos resíduos no Litoral do Nordeste. As informações são da Folha de Pernambuco.

O ponto fica localizado no sul da Bahia, a 54 km de distância da costa, nas proximidades das cidades de Itamaraju e Prado, segundo o pesquisador Humberto Barbosa, um dos responsáveis pelo estudo. 

A localização da mancha indica um vazamento de petróleo abaixo da superfície do mar, possivelmente em decorrência da perfuração de um campo de exploração não identificado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Em formato de meia-lua, a grande mancha tem aproximadamente 55 quilômetros de extensão e seis quilômetros de largura. A mancha foi detectada após o processamento de imagens do satélite Sentinel-1A, da Agência Espacial Europeia (ESA).

O material obtido passou por um processamento de três semanas e foi finalizado na segunda-feira (28).  A assinatura espacial mostrada pelo satélite levou o laboratório a lançar a hipótese de que o derramamento de óleo pode ter sido causado por um grande vazamento em minas de petróleo.

A detecção foi complementada com a apuração de informações sísmicas e de outras variáveis do local, a exemplo da topografia da superfície do mar e localização de navios.

O estudo das imagens já havia localizado manchas menores de óleo no mar, no entanto, mostravam o piche fragmentado, o que não permitia identificação do padrão de vazamento.

“Há três semanas, fizemos todo um mapeamento e processamento das imagens do satélite europeu. Essas imagens foram analisadas exaustivamente”, explicou o pesquisador Humberto Barbosa;

“Escutamos muitas informações sobre a origem [do óleo], mas as imagens não davam uma informação precisa. Na segunda-feira vimos um padrão que nos ajudou a traçar a hipótese principal de que o vazamento poderia ser associado a um poço de perfuração”, completou Humberto.

A hipótese é diferente da que foi levantada pela Petrobras na última sexta-feira (25). Segundo a petroleira, o petróleo se trata de uma mistura da produção de três campos de exploração da Venezuela.

A reportagem tentou contato com a estatal e com a Marinha, para comentar a informação do laboratório, mas não obteve resposta até a publicação.

O laboratório comunicou os resultados da pesquisa à Comissão do Senado Federal que é responsável pelo acompanhamento da contaminação por óleo no Nordeste. As informações devem contribuir com as investigações sobre o caso.

“Foi nessa hipótese que comecei a trabalhar e essa hipótese pode ser analisada por outros especialistas já que estamos visualizando a mesma imagem. Cabe agora às autoridades analisarem. Não dá para ser conclusivo ainda, mas é uma linha a seguir”, disse o pesquisador. “A hipótese precisa ser verificada in loco e por outros especialistas”, destacou Humberto.

Leia mais:

Juíza federal nega instalação de barreiras de contenção após manchas de óleo na Bahia

Governo declara situação de emergência em 15 cidades após manchas de óleo