Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Óleo atinge local de desova de tartarugas no Espírito Santo

Brasil

Óleo atinge local de desova de tartarugas no Espírito Santo

Análises da substância recolhida em São Mateus (ES) confirmaram que se trata do mesmo óleo que apareceu no litoral Nordestino

Óleo atinge local de desova de tartarugas no Espírito Santo

Foto: Léo Domingos

Por: Kamille Martinho no dia 11 de novembro de 2019 às 19:00

Fragmentos de óleo foram encontrados hoje (10) na praia de Pontal do Ipiranga, na cidade de Linhares (ES). A cidade, segunda localidade capixaba atingida pelo produto, possui uma base do Projeto Tamar.

De acordo com a Marinha, análises da substância recolhida em São Mateus (ES), também atingida, confirmaram que se trata do mesmo óleo que apareceu no litoral Nordestino. 

"São pequenas plaquetas de 3 centímetros, quatro centímetros, que atingiram uma longa extensão de areia. O risco é que as fêmeas enterrem seus ovos junto com o produto que se misturou à areia. Ou que, se a praia não for totalmente limpa, os filhotes, ao nascerem e tentarem chegar ao mar, tenham contato com o óleo", contou o biólogo responsável pela base do projeto, Ciro Jardel Bérgamo, à Agência Brasil.

"A costa capixaba está sendo castigada. Principalmente os pontos de desova das tartarugas. Ainda estávamos sob efeito do rompimento da barragem do Fundão, e, agora, isto", completou.