Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Mary Del Priore sobre O Príncipe Maldito: "O historiador conversa com os mortos"

Brasil

Mary Del Priore sobre O Príncipe Maldito: "O historiador conversa com os mortos"

A historiadora e ex-professora da Universidade de São Paulo (USP) e da Pontifícia Universidade do Rio de Janeiro (PUC-RJ), Mary Del Priore, abriu o Entre Páginas Especial desta segunda-feira (14), direto do Teatro Eva Herz, na Livraria Cultura do Salvador Shopping, falando sobre o seu livro “O Príncipe Maldito”. “Esse personagem foi um achado, um achado grande. Temos que conversar com os mortos. O historiador conversa com os mortos". [Leia mais...]

Mary Del Priore sobre O Príncipe Maldito: "O historiador conversa com os mortos"

Foto: Tácio Moreira / Metropress

Por: Stephanie Suerdieck no dia 16 de novembro de 2015 às 17:09

A historiadora e ex-professora da Universidade de São Paulo (USP) e da Pontifícia Universidade do Rio de Janeiro (PUC-RJ), Mary Del Priore, abriu o Entre Páginas Especial desta segunda-feira (14), direto do Teatro Eva Herz, na Livraria Cultura do Salvador Shopping, falando sobre o seu livro “O Príncipe Maldito”. “Esse personagem foi um achado, um achado grande. Temos que conversar com os mortos. O historiador conversa com os mortos. Foi o caso do príncipe maldito. Me cai nesse personagem, neto de Dom Pedro II. Nunca ninguém ouviu falar dele", disse.

A professora contou que começou a fazer uma historiografia intensa. “Nós somos feitos de carne e osso. As emoções podem habitar os personagens que são ficcionais, mas são verdadeiramente históricos. Me detive na imprensa do período. Ele era um rapaz muito belo, filho de Dona Leopoldina e, diferentemente da Princesa Isabel, que era tida como estéril, ela acaba tendo quatro filhos homens. Quando essa menina morre, ela morre de tifo com 24 anos. Era uma doença muito corriqueira”, lembrou.

Leia mais:

"A história do Brasil é um romance", diz historiadora Mary Del Priore
“O professor está engessado pelo livro de história”, afirma Zé Carlos Souza

"Há um desânimo grande entre os professores de história", diz Mary Del Priore