Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 11 de abril de 2024

Brasil

Relatório identifica situação degradante em 40 hospitais psiquiátricos

Vistorias feitas no ano passado indicam violência e exploração de trabalho

Relatório identifica situação degradante em 40 hospitais psiquiátricos

Foto: Pixabay

Por: Catarina Lopes no dia 03 de dezembro de 2019 às 19:30

Inspeções realizadas em 40 hospitais psiquiátricos em 17 estados das 5 regiões do Brasil constataram irregularidades, como violação de direitos, tortura, violência e trabalho de pacientes em atividades de rotinas dos hospitais.

“Foram verificadas diversas situações de violência, inclusive violência sexual. Nas fotos, há pessoas amarradas, há situações extremas”, declarou a procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT) Carolina Mercante à Agência Brasil.

Estas 17 unidades já são reincidentes. "Estavam inseridas em uma lista do Ministério da Saúde de hospitais que não cumpriam exigências, seja de atenção aos pacientes, seja de equipe mínima de profissionais. Algumas unidades já tem ações judiciais dos ministérios públicos dos estados”, explicou Mercante.

“Não só os pacientes estão desprotegidos pelo Estado como também os profissionais. Nós verificamos que as situações estruturais são muito semelhantes às das unidades prisionais. Falta de controle de praga, de manutenção de máquinas, falta de papel higiênico nos banheiros. Uma situação realmente aviltante à dignidade da pessoa humana”, classificou a procuradora.