Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 26 de março de 2024

Brasil

Chefe da Secom recebe dinheiro de emissoras e agências contratadas pelo governo Bolsonaro

Wajngarten assumiu o comando da pasta, responsável pela distribuição da verba de propaganda do Planalto e também por ditar as regras para as contas dos demais órgãos federais, em abril de 2019

Chefe da Secom recebe dinheiro de emissoras e agências contratadas pelo governo Bolsonaro

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 15 de janeiro de 2020 às 16:40

Chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Fabio Wajngarten, recebe dinheiro de emissoras de TV e de agências de publicidade contratadas pelo governo Jair Bolsonaro. O repasse é feito por meio de uma empresa da qual Wajngarten é sócio.

Wajngarten assumiu o comando da Secom, responsável pela distribuição da verba de propaganda do Planalto e também por ditar as regras para as contas dos demais órgãos federais, em abril de 2019. Desde então, se mantém como principal sócio da FW Comunicação e Marketing, que fornece estudos de mídia para TV's e agências, além de fazer "checking", ou seja, averiguar se as peças publicitárias contratadas foram veiculadas.

Segundo a Folha, a FW tem contratos com, ao menos, cinco empresas que recebem do governo, entre elas a Band e a Record, cujas participações na verba publicitária da Secom vêm crescendo. Além das TV's, a FW faz cheking para três agências responsáveis pela publicidade da Caixa.

A legislação vigente proíbe integrantes da cúpula do governo de manter negócios com pessoas físicas ou jurídicas que possam ser afetadas por suas decisões. A prática pode configurar ato de improbidade administrativa.