Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Brasil

Brasil quer parceria com Índia para transformar etanol em commodity

Ministro de Minas e Energia participou hoje de seminário na Índia sobre oportunidades de negócios entre os dois países

Brasil quer parceria com Índia para transformar etanol em commodity

Foto: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Por: Luciana Freire no dia 24 de janeiro de 2020 às 15:40

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, disse acreditar em parceria entre o Brasil e a Índia para transformar o etanol em uma commodity global. O ministro participou hoje (23) de seminário sobre oportunidades de negócios entre os dois países nas áreas de energia e mineração, em Nova Déli, na Índia. O evento teve ainda a participação da ministra da Agricultura, Tereza Cristina e do ministro de Energia e de Recursos Novos e Renováveis da Índia, Raj Kumar.

“O Brasil é o maior produtor de etanol de cana-de-açúcar no mundo. A Índia é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar e acho que nós devemos e podemos cooperar nesse âmbito”, disse o ministro em entrevista à TV Brasil.

De acordo com o ministro, a cooperação entre os dois países é estratégica, porque a Índia  possui o mercado energético que mais cresce no mundo e deve se tornar o principal importador mundial de energia nos próximos anos. O país asiático importa 80% do petróleo que consome, e um dos seus exportadores é o Brasil. O produto é o item de maior peso no comércio bilateral dos dois países.