Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 27 de março de 2024

Brasil

Anvisa descarta casos de coronavírus em navio que atracará em Santos

Agência fará uma avaliação clínica de todos os tripulantes da embarcação, que deve atracar no Porto de Santos (SP) amanhã (17)

Anvisa descarta casos de coronavírus em navio que atracará em Santos

Foto: Divulgação/ Anvisa

Por: Juliana Almirante no dia 16 de fevereiro de 2020 às 20:00

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) descartou, em nota divulgada hoje (16), a suspeita de coronavírus em tripulantes a bordo do navio Kota Pemimpin, com bandeira de Hong Kong.

A Agência fará uma avaliação clínica de todos os tripulantes da embarcação, que deve atracar no Porto de Santos (SP) amanhã (17).

"Levando em conta o princípio da precaução e, mesmo não havendo nenhum caso abordo que se enquadre na definição de caso suspeito para Coronavírus pelo ministério da Saúde, a Anvisa irá a bordo da embarcação e fará, em conjunto com a vigilância epidemiológica de Santos, a avaliação clínica de todos os tripulantes. Também será feita uma avaliação sanitária completa da embarcação", diz o comunicado

Ainda segundo a Anvisa, o Porto de Santos dispõe de um plano de contingência para eventos de interesse em saúde pública, que poderá ser acionado caso seja identificado algum risco sanitário ou epidemiológico em qualquer embarcação que atraque no porto. 

A Secretaria de Saúde de Santos havia informado ontem (15) que o Departamento de Vigilância em Saúde da cidade foi notificado pela Anvisa sobre dois tripulantes com sintomas suspeitos do novo coronavírus em navio de bandeira de Hong Kong.