Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 27 de março de 2024

Brasil

Anac disponibiliza formulário para ajudar brasileiros a voltar para o Brasil

Ao todo, o questionário tem 15 perguntas feitas pela agência reguladora, que vai mapear a localidade de cada viajante e se ele está em um grupo de outros brasileiros

Anac disponibiliza formulário para ajudar brasileiros a voltar para o Brasil

Foto: Marcelo Camargo/AgBR

Por: Metro1 no dia 22 de março de 2020 às 10:30

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) disponibiliza a partir deste domingo (22) um formulário online para receber informações de brasileiros que têm passagem aérea comprada e não estão conseguindo voltar para o Brasil. Segundo a Agência Brasil, o cadastro de viajantes servirá de base para que autoridades brasileiras possam viabilizar o retorno ao país de viajantes brasileiros e estrangeiros autorizados que tiveram seus voos cancelados em países que estão com restrições para deslocamento aéreo.

Ao todo, o questionário tem 15 perguntas feitas pela agência reguladora, que vai mapear a localidade de cada viajante e se ele está em um grupo de outros brasileiros. O formulário também leva em conta para qual cidade o cidadão brasileiro deseja retornar e qual a companhia aérea.

A agência também divulgou o detalhamento das regras para alteração de passagens aéreas ou reembolso das reservas, com base na Medida Provisória nº 925, editada pelo governo federal na última quinta-feira (19). Segundo a Anac, a medida visa dar socorro financeiro às companhias aéreas, que estão sendo fortemente afetadas pela crise do novo coronavírus (Covid-19). 

Veja quais são as orientações aos passageiros aqui.