Brasil

Desafio Coronavírus: Brasil tem 31,3 milhões sem água encanada e 11,6 milhões em casas cheia

O Brasil pode enfrentar dificuldade em dois pontos fundamentais para a prevenção do novo Coronavírus: casas cheias e ausência de água encanada

[Desafio Coronavírus: Brasil tem 31,3 milhões sem água encanada e 11,6 milhões em casas cheia]
Foto : Freepik

Por Stephanie Suerdieck no dia 28 de Março de 2020 ⋅ 07:41

O Brasil pode enfrentar dificuldade em dois pontos fundamentais para a prevenção do novo Coronavírus: moradias superlotadas e ausência de água encanada para muitas dessas casas. Uma realidade que esbarra nas recomendações de prevenção da Covid-19 reforçadas pelo Ministério da Saúde, de evitar aglomerações e lavar bem as mãos com água e sabão, além de isolar-se em casa, num cômodo separado de outras pessoas, para quem está com suspeita de infecção.

De acordo com os números sobre as condições de habitação no país apontados na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) de 2018 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 31,1 milhões de brasileiros (16% da população) não têm acesso a água fornecida por meio da rede geral de abastecimento. 
Além disso, 74,2 milhões (37% da população) vivem em áreas sem coleta de esgoto e outros 5,8 milhões não têm banheiro em casa. Para completar os dados, 11,6 milhões de brasileiros (5,6% da população) vivem em imóveis com mais de 3 moradores por dormitório, o que é considerado adensamento excessivo.

De acordo com publicação do G1, outra pesquisa, a Síntese de Indicadores Sociais (SIS) de 2018, também do IBGE, mostra que o país tem 13,5 milhões de pessoas na pobreza extrema (vivendo com até R$ 145 por mês).
Já em relação aos números sobre o saneamento, os mais atuais são os de 2018 divulgados no início de março pelo Instituto Trata Brasil, formado por empresas que atuam no setor de saneamento e proteção de recursos hídricos. Segundo o presidente-executivo do órgão, Édison Carlos, é possível afirmar que a situação continua a mesma da época em que os dados foram coletados.
 

Notícias relacionadas