Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Para Dilma, "ação irresponsável" provocou maior desastre ambiental no país

Brasil

Para Dilma, "ação irresponsável" provocou maior desastre ambiental no país

Durante discurso no primeiro dia da cúpula do clima, em Paris, a presidente Dilma Rousseff afirmou que uma ação irresponsável causou o rompimento de barragens na bacia hidrográfica do Rio Doce, espalhando a lama em Minas Gerais. [Leia mais...]

Para Dilma, "ação irresponsável" provocou maior desastre ambiental no país

Foto: AP Photo/Francois Mori

Por: Camila Tíssia no dia 30 de novembro de 2015 às 10:58

Durante discurso no primeiro dia da cúpula do clima, em Paris, a presidente Dilma Rousseff afirmou que uma ação irresponsável causou o rompimento de barragens na bacia hidrográfica do Rio Doce, espalhando a lama em Minas Gerais. "A ação irresponsável de algumas empresas provocou o maior desastre ambiental na história do Brasil, na grande bácia hidrográfica do rio Doce. Estamos reagindo pesado com medidas de punição, apoio às populações atingidas, prevenção de novas ocorrências e também punindo severamente os responsáveis por essa tragedia", disse.

O rompimento da barragem da mineradora Samarco, liberou mais de 30 milhões de m³ de rejeitos no dia 5 de novembro. A lama jogada no rio pela barragem avançou e chegou ao litoral Norte do Espírito Santo. A 10ª vítima da tragédia foi identificada o último dia 27. Outros três corpos ainda estavam no local nessa data, mas ainda aguardam reconhecimento. Nove pessoas continuam desaparecidas, sendo seis funcionários e três moradores da região.