
Brasil
Para Dilma, "ação irresponsável" provocou maior desastre ambiental no país
Durante discurso no primeiro dia da cúpula do clima, em Paris, a presidente Dilma Rousseff afirmou que uma ação irresponsável causou o rompimento de barragens na bacia hidrográfica do Rio Doce, espalhando a lama em Minas Gerais. [Leia mais...]

Foto: AP Photo/Francois Mori
Durante discurso no primeiro dia da cúpula do clima, em Paris, a presidente Dilma Rousseff afirmou que uma ação irresponsável causou o rompimento de barragens na bacia hidrográfica do Rio Doce, espalhando a lama em Minas Gerais. "A ação irresponsável de algumas empresas provocou o maior desastre ambiental na história do Brasil, na grande bácia hidrográfica do rio Doce. Estamos reagindo pesado com medidas de punição, apoio às populações atingidas, prevenção de novas ocorrências e também punindo severamente os responsáveis por essa tragedia", disse.
O rompimento da barragem da mineradora Samarco, liberou mais de 30 milhões de m³ de rejeitos no dia 5 de novembro. A lama jogada no rio pela barragem avançou e chegou ao litoral Norte do Espírito Santo. A 10ª vítima da tragédia foi identificada o último dia 27. Outros três corpos ainda estavam no local nessa data, mas ainda aguardam reconhecimento. Nove pessoas continuam desaparecidas, sendo seis funcionários e três moradores da região.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.