Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Datafolha: maioria dos brasileiros conhece alguém que pegou coronavírus

Brasil

Datafolha: maioria dos brasileiros conhece alguém que pegou coronavírus

Pesquisa ainda aponta que o temor em relação ao vírus aumentou: de cada 10 brasileiros, 8 dizem temer a Covid-19

Datafolha: maioria dos brasileiros conhece alguém que pegou coronavírus

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 02 de junho de 2020 às 10:00

Três meses após o registro do primeiro caso no Brasil, 52% da população afirma que conhece alguém que contraiu o coronavírus, segundo pesquisa Datafolha divulgada hoje (2). O levantamento também mostra que o temor em relação ao vírus aumentou. De cada 10 brasileiros, 8 dizem temer a Covid-19.

Ao todo, 5% dos entrevistados pelo Datafolha disseram já ter contraído o vírus - 2% disseram ter feito teste, e 3%, afirmaram que não fizeram-, enquanto 52% relatam conhecer alguém que pegou. Parte das pessoas declarou estar nos dois grupos.

Entre os entrevistados que dizem conhecer alguém que pegou o coronavírus, o infectado é, na maior parte das vezes, um conhecido (37%) ou um amigo próximo (24%).

A parcela dos que afirmam já ter contraído o vírus ou saber de alguém nessa situação está concentrada principalmente na faixa de 25 a 59 anos (oscila de 57% a 59% nesses grupos) e é reduzida na faixa de 60 anos ou mais (44%), que tem os maiores índices de mortalidade. O número também é maior nas regiões metropolitanas (64%) e entre os mais ricos —abrange 77% da população com renda familiar mensal de mais de dez salários mínimos.

A parcela da população que diz ter muito medo do coronavírus chegou a 45%, ante os 38% registrados na pesquisa anterior, do início de abril, e 36% na realizada entre 18 e 20 de março. Ao mesmo tempo, 34% dizem sentir um pouco de medo, e 21% afirmam não ter medo.

Foram entrevistados por telefone 2.069 brasileiros adultos em todos os estados do país, nos dias 25 e 26 de maio. A margem de erro é de dois pontos percentuais.