Sábado, 27 de novembro de 2021

Brasil

Secretários de saúde lançam site com divulgação 'paralela' de dados da Covid-19 e atualização até 17h

Decisão de criar o portal vem após mudanças nos métodos de divulgação dos números da pandemia por parte do Ministério da Saúde

Secretários de saúde lançam site com divulgação 'paralela' de dados da Covid-19 e atualização até 17h

Foto: Reprodução

Por: Juliana Rodrigues no dia 08 de junho de 2020 às 08:40

O Conselho Nacional dos Secretários de Saúde, que reúne os gestores dos 26 estados e do Distrito Federal, inaugurou ontem (7) um portal "paralelo" para divulgar os dados da pandemia de coronavírus no país. A entidade afirmou que os dados serão atualizados diariamente às 17h, horário em que as informações são enviadas ao Ministério da Saúde para consolidação do boletim nacional.

Em nota, o presidente do conselho e secretário de Saúde do Pará, Alberto Beltrame, afirma que as decisões de gestão em saúde devem ser pautadas por "ciência, verdade e informação precisa e oportuna". O balanço do site do Conass aponta que ontem o país registrou 680.456 casos confirmados e 36.148 óbitos de pessoas com a Covid-19.

A decisão de criar um portal "paralelo" vem após mudanças nos métodos de divulgação dos números da pandemia por parte do Ministério da Saúde. Na última quinta (4), o governo federal passou a divulgar os dados só no fim da noite, depois das 21h30, para evitar a repercussão nos telejornais. Além disso, o Ministério retirou do site oficial sobre a pandemia do novo coronavírus os dados acumulados sobre o número de infectados e mortos, exibindo apenas resultados das 24 horas anteriores à atualização.

Secretários de saúde lançam site com divulgação 'paralela' de dados da Covid-19 e atualização até 17h - Metro 1