Brasil

Projeto no Senado quer ampliar Fies para alunos de classe média durante pandemia

O plano emergencial contempla alunos com dívidas anteriores e com bolsas de estudo parciais, de 50% ou 25%, pelo Programa Universidade para Todos (Prouni)

[Projeto no Senado quer ampliar Fies para alunos de classe média durante pandemia ]
Foto : Arquivo/Agência Brasil

Por Kamille Martinho no dia 15 de Junho de 2020 ⋅ 22:00

O senador Weverton (PDT-MA) apresentou um projeto ao Congresso Nacional no qual pretende ampliar o direito a empréstimos do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) para alunos de classe média durante a crise do novo coronavírus. 

O texto prevê a criação do Programa Emergencial de Apoio ao Financiamento de Estudantes do Ensino Superior (PEFies), cuja inscrição de universitários tem o limite de renda familiar aceito ampliado, de três salários mínimos (R$ 3.135) para 12 (R$ 12.540).

O plano emergencial contempla alunos com dívidas anteriores e com bolsas de estudo parciais, de 50% ou 25%, pelo Programa Universidade para Todos (Prouni).

O senador justificou a proposta pela taxa de inadimplência provocada pela crise do novo coronavírus, que chegou a crescer até 72% em abril para universidades da rede privada. O texto também aponta para uma taxa de evasão escolar com aumento de 32,5% no mesmo período.

Notícias relacionadas