Terça-feira, 18 de janeiro de 2022

Brasil

Governo usa fotos de banco de imagens como se fossem brasileiros ligando para o presidente

Nova campanha lançada pela Secretaria de Comunicação, “Alô, Presidente“, apresenta áudios de brasileiros sobre as obras realizadas pelo governo federal no Nordeste

Governo usa fotos de banco de imagens como se fossem brasileiros ligando para o presidente

Foto: Reprodução

Por: Luciana Freire no dia 01 de julho de 2020 às 18:28

A nova campanha lançada pela Secretaria de Comunicação, “Alô, Presidente“, utiliza fotos de bancos de imagem da internet como se fossem brasileiros falando com o presidente Jair Bolsonaro. A conversa da campanha é sobre as obras realizadas pelo governo federal no Nordeste.

A foto da dita Dona Maria Eulina, que no áudio se diz moradora de Penaforte (Ceará), pode ser encontrada em diferentes bancos de imagem, como Dreams Time e iStock.

Um homem nomeado como Francisco Valmar, que seria do Rio Grande do Norte, pergunta a Bolsonaro sobre transporte. O presidente responde que em breve seria inaugurada uma estação de VLT no estado. A foto que seria de Valmar consta do banco de imagens ShutterStock, e pode ser encontrada no serviço por quem digita "retrato de trabalhador na fábrica no fundo".

A Secom ainda não divulgou nenhum comunicado sobre as imagens usadas campanha, nem retirou o conteúdo do ar. Uma vez que as imagens não são de brasileiros, fica a dúvida também sobre o conteúdo dos áudios e sobre quem teria gravado as mensagens se passando pelos personagens.

 

 

Governo usa fotos de banco de imagens como se fossem brasileiros ligando para o presidente - Metro 1