Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Rio pode triplicar número de testes para covid-19

Brasil

Rio pode triplicar número de testes para covid-19

Os resultados vão auxiliar o governo do estado na tomada de decisões em relação ao enfrentamento da pandemia

Rio pode triplicar número de testes para covid-19

Foto: Leopoldo Silva / Agência Senado

Por: Metro1 no dia 07 de julho de 2020 às 16:20

O município do Rio de Janeiro vai poder triplicar o número de testes imunosorológicos para covid-19 realizados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). De acordo com o governo do estado, atualmente, a SES faz diariamente cerca de 300 testes no posto do Departamento de Trânsito (Detran) do Largo do Machado, na zona sul do Rio, mas poderá subir para 1 mil testes/dia, com a assinatura do termo de cooperação da pasta com o projeto Dados do Bem, uma iniciativa sem fins lucrativos desenvolvida pelo Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) e pela Zoox Smart Data. Os municípios de Niterói, Campos, Macaé e Nova Iguaçu já fazem testes sorológicos a partir do aplicativo.

Conforme a secretaria, a Dados do Bem cedeu gratuitamente ao governo do estado um aplicativo que permite ganho tecnológico para a marcação e a realização dos testes, além do mapeamento mais preciso da curva do novo coronavírus no Rio de Janeiro. “Ele combina inteligência epidemiológica e big data para acompanhamento, em tempo real, da distribuição da pandemia nos centros urbanos. Os resultados vão auxiliar o governo do estado na tomada de decisões em relação ao enfrentamento da pandemia”, informou.

Para fazer o teste, quem estiver interessado precisa preencher um cadastro no aplicativo, responder um questionário de autoavaliação, com perguntas sobre sintomas associados à covid-19 e histórico de saúde. Se as respostas ao questionário apontarem para alta probabilidade de covid-19, a pessoa será chamada para fazer o teste imunosorológico. Não é um diagnóstico, mas a avaliação de sinais clínicos e epidemiológicos.